12/08/2015 - Ciclovias, um caminho para o futuro!
Ciclovias, um sonho, que os países desenvolvidos vivem a tempo! Macaé que já teve em tempos áureos a bicicleta como seu principal meio de locomoção, merece! Todos tinham suas bikes, não tínhamos ônibus e o único jeito eram as magrelas. Certo que a implantação das ciclovias seriam bem vindas! Porém, dentro de um projeto funcional, que deixe ver que, elas seriam de fato viáveis ao uso. Vemos aqui uma implantação de ciclo faixas muito bem feita porém, sem apontar um destino para os usuários. As nossas ciclo faixas terminam em pontos confusos e um tanto perigoso para os ciclistas. Esperamos pela continuidade dessa implantação. Porém, visando também o bom funcionamento do comercio local, que em certos pontos já se sentem prejudicados pela interrupção dessa novidade. Afinal, encima de ciclovias não podemos estacionar, circular ou mesmo parar automóveis.
Acredito, que se bem projetada será muito positiva essa iniciativa. Mas tudo dentro de um desenvolvimento verdadeiramente funcional e não somente como parte de uma maquiagem, servindo de decoração e sem uso! É importante também a educação da população, que as vezes não entende, que ciclovias são para bicicletas e não para caminhar correr, ou ser usada de outra forma. Por aqui é muito comum pessoas desrespeitando as bikes, um comportamento arcaico, que cabe multa em países de primeiro mundo. Precisamos de campanhas conscientizadoras, placas sinalizando e educar a população, a respeito as leis do transito. Uma integração incluindo as ciclovias, ciclo faixas, rotas compartilhadas, dentre outros pontos interessantes para o ciclista, bicicletário, bomba de ar, bicicletas públicas como as patrocinadas pelo banco Itau. Já que, querem diminuir o transito, tornando mais saudável a vida da população. A tendencia é forte e tem tudo para ser um sucesso.
Uma observação que é importante ser feita é que, a rede cicloviária não é necessariamente integrada. Os grandes centros tem ciclovias espalhadas, que nem sempre são unificadas. O Rio de Janeiro somará até 2016, 450 quilômetros de ciclovias. Sigamos o fluxo do progresso!
Os vereadores Júlio Cesar de Barros e Luciano Diniz, são os responsáveis por esse importante projeto em nossa cidade!
Fonte: Os vereadores Júlio Cesar de Barros e Luciano Diniz, são os responsáveis por esse importante projeto em nossa cidade!
Av. Profa. Arlete Ribeiro José, 41 - Qd.14 Lt24 - São José do Barreto, Macaé - RJ, 27965-075
www.corretoramelosimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.