Notícias

Desenvolvimento das operações na Bacia de Campos!

21/08/2017 - Desenvolvimento das operações na Bacia de Campos!

A visão do mercado é taxativa: o petróleo só se manterá como a principal fonte da matriz energética global por mais 40 anos.
Essa previsão, que para muitos pode até ser uma "premonição", é o início da contagem regressiva para o mercado do petróleo nacional colocar em prática o desenvolvimento de projetos e operações que possam transformar o potencial geológico fantástico das reservas brasileiras em combustível para a retomada da indústria offshore, a restruturação da economia nacional e a geração de milhares de postos de trabalho.

Mas, o grande desafio hoje é garantir que todos os discursos referentes ao petróleo sejam afinados, em uma orquestra onde o desenvolvimento e a prosperidade precisam ser os grandes maestros.
E a máxima de que "muitos falam de petróleo, mas poucos conhecem o que é extrair petróleo", precisa ser substituida pela "um por todos, e todos por um", mesmo que o perfil dos interlocutores dessa nova fase do petróleo nacional seja diferente, mas que caminham para um objetivo comum.

E ao afirmar que não existe "Plano B", o prefeito de Macaé, sob a força de presidir também a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Dr. Aluízio (PMDB), sai na frente ao reproduzir um discurso complementar à 'agenda do petróleo', construida pelas instituições que seguram nas mãos o cronômetro da contagem regressiva do óleo bruto como matriz energética global.

No evento promovido por O DEBATE, junto às instituições do petróleo, em celebração aos 40 anos da Bacia de Campos, Dr. Aluízio falou em união, em amadurecimento e em virtude, qualidades que podem ser associadas, tanto ao desenvolvimento das operações na Bacia de Campos, como também às necessidades que a classe política, que entende ou não de petróleo, precisam assimilar.

"Acho que Macaé nunca foi tão desafiada. Nós que vivemos esses últimos 40 anos, temos a convicção que o Brasil e o mundo nunca viveram um momento tão desafiador como o atual. E só existe um caminho: a conjunção de esforços. Parace retórica, mas não é. Uma cidade madura como Macaé não pode caminhar em pontos distintos. Se há uma virtude dentro de todo esse processo, é o amadurecimento da sociedade macaense. Tenho a convicção do grau de maturidade que as pessoas da cidade têm hoje. E isso é fundamental para o enfrentamento", disse o prefeito.

Mal compreendido pelos outros membros da Ompetro, o efrentamento a que Dr. Aluízio se refere é a necessidade de conseguir unanimidade, dentro de um ambiente tão hostil quanto se produzir petróleo em águas profundas, o pré-sal.
Abrir mão de royalties, para garantir uma nova curva de produção de reservas há quatro décadas em produção na Bacia de Campos, é um passo desafiador, tanto para um município que encara queda de cerca de R$ 250 milhões em receitas do petróleo, quanto para a mesma cidade que ainda é capaz de gerar R$ 2 bilhões em orçamento.

"Tenho certeza que Macaé é uma das poucas cidades que conseguem conviver e enfrentar todos esses percalços, ainda com otimismo, ainda com motivação. E nós precisamos ter essa capacidade de entendimento para que não haja uma frustração. Esse novo momento é amanhã de manhã? Não! É no final de 2017? Não! Mas quem sabe 2018", avaliou o prefeito.
Capaz de alcançar a Petrobras, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e as instituições que participam da dinâmica do petróleo, o discurso da revitalização dos campos maduros consege sim abrir um novo cenário de otimismo em meio à crise que ainda reduz a capacidade de atuação das empresas, que fere o mercado de trabalho e que torna Macaé tão cara e inacessível para muitas famílias que acreditaram no potencial da Capital Nacional do Petróleo.

"Agora, não há um plano B! Ou a gente caminha juntos e consegue ver um novo cenário, ou a gente vai ficar no meio do 'bate-bate', pensando que está indo, mas na verdade rodando em circulos, deixando toda uma história se perder. É ter muita serenidade, muita humildade, mas muita força para o enfrentamento que não será pequeno", avalia o prefeito.
Disposição é demonstrada por todos os atores que se lançam como interlocutores de um mercado presente no cotidiano de Macaé, mas que só é capaz de ser compreendido por quem tem o conhecimento e a chance de transformar toda uma estrutura offshore montada, e um potencial de reservas de petróleo já descobertas, em oportunidades de novos investimentos e geração de postos de trabalho.

E para que os 40 anos que ainda restam para o petróleo não sejam tarde demais para devolver a Macaé e à região a prosperidade cujo combustível segue a quilômetros da linha d'água, nas profundezas das Bacias de Campos e de Santos.




Fonte: O Debate

Outras Notícias

https://www.poder360.com.br/governo/imoveis-do-novo-minha-casa-minha-vida-terao-varanda-e-bicicletario/

PODER360 13.jul.2023 (quinta-feira) - 13h25 Os imóveis do novo MCMV (Minha Casa, Minha Vida) terão varanda, bicicletário e ponto ...

COMO FUNCIONA UMA AQUISIÇÃO DE UM FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS DE LEILÃO / VENDA DIRETA.

1- Imóveis de venda direta - Esses imóveis são caracterizado assim, porque passou pelo processo de leilão, não h...

https://www.cofeci.gov.br/servicos

https://creci-rj.gov.br/wp-content/uploads/2013/08/tabela_honorarios.pdf

No último dia 21 de outubro, o Creci-RJ, através de sua Fiscalização, atuou de forma conjunta com a Secretaria de Meio Amb...

GUIA BÁSICO PARA UM BOM NEGÓCIO IMOBILIÁRIO

A escolha de um imóvel para comprar ou alugar não é tarefa das mais fáceis. Ela requer não só muita pesquisa...

Outubro – Dia Mundial de combate ao câncer de mama

Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Desvendar mitos, obter informações ...

https://www.cofeci.gov.br/avaliadores-imoveis

Como fica a prática de atividade física durante a pandemia de Coronavírus?

Um roteiro de como incluir movimentos na sua rotina em tempos de Covid-19 20 Maio 2020 ...

Auxílio emergencial: aplicativo para cadastro estará disponível na terça-feira (7)

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (3), os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni, acompanhados do presiden...

Veja dicas para receber comida em casa com segurança

A vida em quarentena é cheia de novos desafios e aprendizados. Todos estão cozinhando mais e também pedindo mais delivery. No ent...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_youtube1.pngredesp_instagram1.pngredesp_whatsapp1.png

Imobiliária

Corretor de Imóveis - Alexsandro Melo
CRECI PF:058278 & CRECI PJ 010220

Atividade aberto ao público  Escritório de venda e administração   - CEP:27965-075
(22)988343525 
contato@corretoramelosimoveis.com.br
admelosimoveis@gmail.com

Contato

  • Av. Profa. Arlete Ribeiro José, 41 - Qd.14 Lt24 - São José do Barreto, Macaé - RJ, 27965-075

  • (22) 988343525 / 988692135
  • 09:00hs as 18:00hs

www.corretoramelosimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.