15/07/2015 - O que o congresso quer fazer com FGTS
O que o congresso quer fazer com FGTS
Está cada vez mais evidente a situação insustentável do modelo de financiamento habitacional brasileiro. É uma situação delicada das fontes baratas de funding que proporcionam financiamentos “baratos” para o consumidor final.
A poupança, responsável por 59% do funding dos financiamentos imobiliários, está passando por uma crise de identidade, coisa que todos nós já sabemos. Os saques já somam R$ 38,5 bilhões. E o governo colocou um band aid nessa hemorragia, ao liberar empréstimos compulsórios e a obrigar seu uso em financiamentos imobiliários. A situação está sob controle até 2016, contudo, caso os saques continuem nesse ritmo, teremos sérios problemas pela frente.
E o congresso agora vem com outra “excelente” notícia, pretende aumentar a remuneração do FGTS - que hoje rende meros TR+3% ao ano – com objetivo de igualar com a poupança – TR+6,17% ao ano. Acreditamos que seria muito justo este aumento.
Por outro lado, como falamos, temos situação delicada, e esse aumento do FGTS resultaria em um aumento no custo de financiamentos imobiliários, principalmente os financiamentos mais populares.
Fonte: Criando Riquezas
Av. Profa. Arlete Ribeiro José, 41 - Qd.14 Lt24 - São José do Barreto, Macaé - RJ, 27965-075
www.corretoramelosimoveis.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.