Uma das instituições financeiras que operam com linha de crédito em maior expansão no país, o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) chega a Macaé neste mês, aportando um investimento de cerca de R$ 1 milhão, de olho em atender uma fatia de 10% do mercado local.
A instituição inaugura a primeira agência na cidade, situada no cruzamento entre a Rua Júlio Olivier com a Rua Dr. Luiz Belegard, com dois eventos que irão demonstrar o novo conceito de trabalho do Sistema que é o mais forte do estado do Espírito Santo.
No dia 26, representantes da direção do Sicoob Sul e da presidência do Sistema de Cooperativas irão promover um almoço em Macaé, para empresários regionais e representantes de instituições privadas, ligadas à cadeia produtiva de óleo e gás.
"Essa será a maneira de apresentar oficialmente o conceito do nosso Sistema de trabalho, reunindo os verdadeiros representantes do mercado que somos especializados em atender", disse o gerente de mercado do Sicoob Sul, Carlos Henrique Bispo dos Santos.
Já no dia 27, a primeira agência do Sicoob de Macaé, que será gerenciada por Benilson Freixo Cacholi, abrirá as portas para atendimento aos clientes. Equipada com quatro caixas eletrônicos e quatro guichês de atendimento ao cliente, o espaço de 400 metros quadrados recebeu investimentos de R$ 1 milhão do Sistema para entrar em operação.
"O mercado de Macaé é bastante forte e promissor, uma das referências da região Norte Fluminense. O nosso objetivo aqui não é ocupar espaço de outras instituições financeiras, mas sim atender um novo nicho local através do novo ciclo de crescimento da economia da cidade", disse Carlos.
Hoje, o Sistema de Cooperativas de Crédito já possui o planejamento oficial de abrir uma outra agência de atendimento aos clientes na cidade, investimento que deve ser consolidado em janeiro de 2018.
"Temos o planejamento de abrir uma terceira agência em Macaé. Estamos focados em conquistar 10% do mercado de crédito da cidade", apontou Carlos.
Atualmente, o Sicoob já opera em Campos dos Goytacazes, a primeira cidade do Norte Fluminense a receber a instituição. Rio das Ostras ganhará a agência própria do Sistema até o final do ano.
"Pretendemos expandir também para a Região dos Lagos, atendendo a Búzios, Cabo Frio e Maricá", garantiu o gerente de mercado.
O novo cenário econômico que começa a se desenhar para a região, através do novo viés das operações do petróleo, é o que sustenta o ritmo intenso de expansão do Sicoob na região.
"A nossa expectativa para a região é bastante otimista. Macaé possui um perfil diferenciado, por registrar uma grande movimentação de empresas que geram ISS (Imposto Sobre Serviços) e ajudam a tornar a economia mais sólida. E temos a certeza de que isso se tornará mais intenso nos próximos anos, ajudando a região a voltar a crescer", avaliou Carlos Henrique.